Crossfit, Hiit e Spinning não são para todo mundo

In Esportes, Saúde

Essas atividades físicas são consideradas de grande esforço e devem ser liberadas por médico

Kawanna Cordeiro

Profissionais advertem que atividades como Hiit (High Intensity Interval Training), o Spinning, famoso nas academias, e a “febre” do momento, o Crossfit, são atividades que exigem muito do corpo e precisam de liberação médica para ser praticadas.

Um estudo intitulado The nature and prevalence of injury during CrossFit training (ou, em tradução livre: A predominância e os tipos de lesões durante treinos de CrossFit), foi publicado em novembro de 2013 no Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print e mostra que as lesões de ombro e coluna são as mais comuns entre os praticantes. A análise mostra que entre 132 adeptos do esporte, 73,5% sofreram algum tipo de lesão. Desses, sete precisaram de algum tipo de cirurgia. “Qualquer atividade ou exercício físico é importante um acompanhamento multidisciplinar com médicos, educadores físicos e nutricionistas”, alerta o educador físico Euller Carvalho. Ele ainda ressalta que só com uma liberação médica a pessoa terá resultado garantido sem colocar a saúde em risco.

O estudante André Takimoto pratica Crossfit há quase dois anos. “Eu gosto e sempre pratiquei atividades físicas. Escolhi o Crossfit porque é muito completo, envolve aeróbico e musculação”, conta. “Toda vez que começo alguma atividade diferente eu passo no médico, com o Crossfit não foi diferente” afirma. Ele lembra que a prática mexe com o corpo todo e é importante conhecer os próprios limites. “Ele é um treinamento de alta intensidade, extremamente perigoso pra quem não faz da forma correta e procurar um médico é fundamental” ressalta.

O cardiologista Fabio Tuche alerta as pessoas que já possuem um histórico ficarem atentas antes de iniciar a prática. “Pessoas que estão totalmente sedentárias ou com doenças estabelecidas como osteoarticulares ou cardiovasculares, dor no peito, desmaios e falta de ar também devem procurar um médico antes de iniciarem os exercícios físicos”, defende. Carvalho aponta que exercícios com intensidade moderada podem trazer os mesmos benefícios para o corpo, sem exigir tanto dele. “Qualquer benefício será alcançado com o equilíbrio alimentar e dedicação à prática de atividades, independente da atividade escolhida” diz. Ele ainda aconselha que as pessoas procurem aquelas atividades que tragam mais prazer e que terá mais assiduidade.

A prioridade sempre deve ser o cuidado com a saúde. “O mais importante é realmente sair do sedentarismo, iniciando uma atividade física aeróbica com aumentos de intensidade gradativos e respeitando a individualidade de cada pessoa”, instrui Fabio. E, se ao praticar algum exercício físico sentir dor ou mal-estar, o conselho dos profissionais é parar a prática e procurar ajuda médica.

*Foto: https://goo.gl/f3MR1K

You may also read!

Câmara aprova a criação da Universidade Federal do Esporte

A proposta de instituição que atuará na ciência do esporte segue para aprovação do Senado. Viktor Zimmer A Câmara

Read More...

Shakira é confirmada como atração principal do “Todo Mundo no Rio” em 2026

A artista fará show na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro em maio. Renata Afonso Shakira foi a

Read More...
A posse do novo presidente se deu após a destituição de José Jeri, que ao longo do mandato teve sete pedidos de destituição.

Deputado assume cargo de presidente interino do Peru

José María Balcázar foi eleito pelo congresso após destituição de José Jeri. Melissa Siqueira O deputado José María Balcázar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu