Somente no Brasil, mais de 114 milhões de eleitores participaram do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.
Laura Rezzuto
O Tribunal Superior Eleitoral finalizou a apuração dos votos do primeiro turno das Eleições 2022 para a presidência. Após a eleição acirrada deste domingo, os candidatos Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva agora disputam o segundo turno de votações, que será realizado no dia 30 de outubro. Sob fiscalização do TSE, a eleição deste ano teve regras diferentes em relação às anteriores e também, uma repercussão digital maior. Esta é a nona eleição presidencial do país desde 1988.
Do outro lado do mundo, o candidato Lula venceu eleições na China, Coréia do Sul, Singapura, Arábia Saudita, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Hungria, Jordânia, Líbano, Malásia, Noruega, Palestina, Polônia, Quênia, República Tcheca, Suécia e Nova Zelândia. Já Bolsonaro, conquistou Tóquio, os Emirados Árabes Unidos, Grécia, Indonésia, Moçambique e República Dominicana. Porém, o Brasil continua dividido entre os dois candidatos.
Filas foram registradas em todas as partes do mundo. Além disso, o deslocamento dos brasileiros em direção às embaixadas e outros locais de votação gera grandes multidões. As maiores movimentações são no Brasil e na Europa, segundo informações publicadas nas redes sociais de milhares de eleitores.