O cidadão que não estiver no domicílio, deve ter atenção a solicitação dos votos em trânsito.
Gustavo Montejano
Os processos para tirar, regularizar ou transferir título de eleitor finalizaram no dia 4 de maio às 23:59. Entretanto, a solicitação para o voto em trânsito ainda pode ser realizada. Esse processo acontece para aqueles que estão fora do seu domicílio eleitoral.
Entre 12 de julho a 18 de agosto poderá ser feita a solicitação do voto em trânsito. Para isso o documento precisa estar em ordem. Esse processo é realizado na plataforma Título Net.
Para realizar a solicitação é necessário que o eleitor esteja no dia do pleito em uma capital ou uma cidade com mais de 100 mil eleitores. Então, é preciso fazer a habilitação para o voto em trânsito, indicando onde pretende votar.
O eleitor que estiver fora da unidade da federação de seu domicílio poderá votar somente para presidente e o que estiver dentro da unidade da federação, mas não em seu município poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Não é permitido o voto em urnas instaladas em outros países. Entretanto, aqueles que estiverem com o título eleitoral em trânsito do exterior para o Brasil, poderão votar no território nacional brasileiro.